APJ
19/09/16 14:20 - Araçatuba

Escola municipal de Valparaíso tem nota do Ideb mais alta do Estado

Rafaela Tavares

Com o resultado, a escola de Valparaíso bateu antecipadamente, em 2015, a meta de 7,5 projetada

Uma escola de ensino fundamental de Valparaíso (a 45 quilômetros de Araçatuba) ocupa o pódio de melhor do Estado de São Paulo entre instituições com turmas do 1º ao 5º ano. A Emef Professor Álvaro de Almeida conquistou a nota de 8,6 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2015.

A pontuação é a maior entre 5.693 instituições do território paulista, com classes nos anos iniciais do ensino fundamental, e que tiveram o índice divulgado. Para o cálculo, são levados em consideração o desempenho dos alunos nas disciplinas de português e matemática, taxas de aprovação, reprovação e abandono.

Com o resultado, a escola de Valparaíso bateu antecipadamente, em 2015, a meta de 7,5 projetada pelo MEC (Ministério da Educação) para ser atingida em 2021. O índice da escola é ainda o 12° maior do Brasil e seu salto de 6,5, no Ideb observado em 2013, para 8,6, do ano passado, foi um dos cinco destacados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), devido à trajetória de evolução.

Contexto Paulista