APJ
21/08/14 00:35 - Limeira

Projeto sobre alimentação vence prêmio

Professor de Limeira cria ação que desperta hábito saudável em alunos

Matheus Durante / Estagiário do Jornal de Limeira

O professor limeirense Matheus Lima Piffer venceu o Prêmio RCE Educador, do 6º Congresso Internacional Conexão RCE, em Belo Horizonte (MG), à frente do trabalho "Vida Saudável e Educação Alimentar". A proposta se baseia no desenvolvimento de um conjunto de atividades interativas aplicadas na sala de aula, com o objetivo de investigar os hábitos alimentares dos alunos, orientando e despertando o prazer da alimentação saudável.

Dentre algumas das atividades, os professores calcularam o IMC (Índice de Massa Corporal) e mediram a altura e o peso de cada aluno, além de promover percursos de 3km nas mediações da escola.

Há oito anos atuando em salas de aula de Limeira, Matheus leciona matemática nos colégios São Benedito, Antônio de Queiroz e Irmã Maria Inocêncio, e conta que se sente realizado profissionalmente com a conquista do prêmio de âmbito nacional. "É o reconhecimento máximo de um trabalho bem feito", acredita.

Evento criado para incentivar a troca de conhecimento entre profissionais de diversas áreas que estejam ligadas à educação, o Congresso Internacional Conexão RCE reuniu, entre os dias 31 de julho a 2 de agosto, conferencistas renomados - como o escritor Augusto Cury, o pedagogo português José Pacheco, o filósofo Mário Sérgio Cortella e o ex-ministro da Educação da Argentina e diretor da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Juan Carlos Tedesco.
Voltado para o debate da influência das novas tecnologias de informação no processo de ensino, o evento contou com a participação de mais de 1,5 mil pessoas de todo o país. A RCE, uma rede integrada de ensinos, está em 200 escolas do país, totalizando 100 mil alunos.

Contexto Paulista