APJ
27/07/15 10:01 - Piracicaba

Macaco faxineiro atrai turistas ao zoológico de Piracicaba

Gustavo Simi

Um macaco prego batizado de Ronaldo virou atração no Zoológico de Piracicaba após ser filmado com uma esponja na mão limpando um escorregador existente em sua jaula. 

O comportamento curioso do primata quadruplicou o movimento no Zoo em menos de uma semana, segundo a assessoria de imprensa da Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente), e atraiu pessoas de diversas cidades da região que queriam conhecer de perto o “macaco faxineiro”. 

Ronaldo chegou já adulto ao Zoológico de Piracicaba, por isso não se sabe exatamente qual é a sua idade. 

Estima-se que o primata tenha em torno de 20 anos. 

O comportamento curioso do macaco foi percebido há cerca de duas semanas pelo seu tratador, o biólogo Fabrício Ceccotti, de 27 anos. 

“Toda vez que eu entrava na jaula para limpar, ele ficava observando tudo o que eu fazia e, às vezes, imitava os meus movimentos. Um dia dei uma escova de dentes na mão dele e ele começou a limpar uma espiga de milho. Achei engraçado, mas ficou só nisso. Na semana passada eu esqueci uma esponja de cozinha dentro da jaula e, quando voltei para buscar, ele estava esfregando o escorregador com ela. Imediatamente eu comecei a filmar e postei o vídeo na página do Zoo no Facebook. Só que eu nem imaginava a repercussão gigantesca que o vídeo teria”, contou o tratador. 

Da internet, o vídeo ganhou as reportagens de grandes canais abertos e foi o suficiente para atrair a atenção das pessoas. 

Nesta sexta-feira (24/07), a auxiliar administrativa Alexsandra Dantas veio da cidade de Araras para trazer a sua sobrinha. 

“Ela viu o vídeo no Facebook e ficou doida para ver o Ronaldo de perto. Não teve jeito. Tivemos que trazê-la para Piracicaba, pois ela só falava no macaco faxineiro”, afirmou Alexsandra. 

Os piracicabanos também lotaram o zoológico para conhecerem Ronaldo de perto. 

“Eu vim com as crianças hoje (ontem) porque não é todo dia que a gente vê um macaquinho tão inteligente assim. Com a sua mania de limpeza, ele acabou virando ídolo aqui no Zoo”, disse a dona de casa Luana Bongue. 

Segundo Marianna Ricciardi Curi, médica veterinária e diretora do Zoológico de Piracicaba, o comportamento de Ronaldo é curioso, mas totalmente possível para este tipo de animal. 

“Na natureza, esses primatas também utilizam ferramentas como pedras, madeira ou o que encontram por perto para abrirem castanhas ou outros alimentos. E isso eles aprendem observando os mais velhos. O que aconteceu aqui é que o Ronaldo começou a observar o tratador e a imitar o seu comportamento. Eu costumo brincar que ele pegou a mania de limpeza do Fabrício”, disse Marianna. 

SERVIÇO — O Zoológico Municipal de Piracicaba localizase na avenida Marechal Castelo Branco, 426, no Jardim Primavera e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 16h30.

Contexto Paulista