APJ
23/08/14 00:27 - São José do Rio Preto

Rio-pretenses aderem campanha e entram numa fria

Bruno Ferro

A árbitra Katiucia entrou na brincadeira

Se falta água na região pela estiagem do ano atípico, sobra nas redes sociais. Com direito a cubos de gelo. Pelo menos nos vídeos divulgados por inúmeras celebridades nacionais e internacionais. Para arrecadar doações que financiarão pesquisas contra a esclerose lateral amiotrófica (degeneração dos neurônios), personalidades de diversas áreas estão se desafiando a tomar banho gelado.

A corrente ultrapassa o círculo de famosos e chegou a Rio Preto. Já tem gente tentando organizar campanhas para entidades locais. O primeiro vídeo da campanha do banho gelado foi de um ex-jogador americano de beisebol, portador da esclerose. Lançado nas redes sociais, começaram os desafios.

O dono do Facebook, Mark Zuckerberg, foi um dos primeiros desafiados. Foi o estopim para a campanha ganhar o mundo. Até o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi convidado, mas preferiu apenas fazer a doação. O nome da campanha é Ice Bucket Challenge (em português, desafio do balde de gelo).

A proposta é simples: faça a doação ou pague a prenda, que é tomar um banho de água gelada. Quem tomar o banho faz o desafio a outras três pessoas, e assim a corrente cresce. A contribuição estipulada era de 100 dólares. Logo no início da corrente, a proposta mudou e todos os desafiados passaram a tomar o banho gelado, mesmo aqueles que fizeram doações.

Em Rio Preto, a campanha teve início com o jornalista Frederico Tebar. “Achei muito bacanas a causa e toda a repercussão mundial e nacional. Faltava apenas a repercussão regional. Gravei um vídeo realizando o desafio e convoquei outras pessoas que têm bastante audiência nas redes sociais para não deixar a corrente quebrar.”

Os desafiados foram o cantor Seu Moço, a empresária Anna Beatriz Fleury e o colunista do Diário Paulo Becknetter, o Beck. “É um desafio de cunho social, por isso aceitei. Além do banho, vou fazer a doação a uma associação de São Paulo envolvida com a doença. Já convoquei o promotor Sérgio Clementino, o empresário Paulo Emílio e a jornalista Elaine Madalhano para dar sequência à campanha,” disse Beck. (O promotor tomou o banho ontem, terça-feira, 19, mesmo).

Anna Beatriz também entrou na corrente. Tomou o banho e fez a doação. “Não tinha a menor ideia do que se tratava até ser desafiada. Levei um susto. Mas sei bem como é a doença por ter uma tia que é portadora.” O cantor Seu Moço também diz ter aceitado o desafio. O vídeo com o banho será postado nas redes sociais.

Outra participante rio-pretense é a árbitra de futebol Katiucia de Mota Lima. "Aceitei porque é uma doença que pode atingir qualquer pessoa. Este ato serve de alerta", diz. Após o balde de água fria, com pedras de gelo, Katiucia listou mais três pessoas. Entre elas, o ex-árbitro de futebol Oscar Roberto de Godoy.

Brincadeira já rendeu US$ 5,5 milhões

Além da associação americana que estuda a doença, entidades brasileiras estão se beneficiando com a campanha. Pelo menos cinco instituições que lidam com a esclerose lateral amiotrófica estão recebendo doações. Uma delas é a Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (Abrela). “Temos recebido contribuições com valores variados, mas o que importa realmente é que o assunto está sendo discutido. Nos 15 anos da entidade, nunca tivemos tanta repercussão,” afirma a gerente Élica Fernandes, que não revelou o valor arrecadado. Segundo ela, no Brasil, a doença está presente em 1,5 a 2 pessoas em cada 100 mil habitantes.

O retorno propiciado pelos vídeos das celebridades foi surpreendente. As doações chegaram a 5,5 milhões de dólares para a associação americana. No ano passado, no mesmo período, estavam em 32 mil dólares. Personalidades de todas as áreas estão participando. Bill Gates, Jennifer Lopez, Justin Bieber, Justin Timberlake, Taylor Swift e Oprah Winfrey são alguns exemplos dos Estados Unidos.

No Brasil, Fátima Bernardes, Ana Maria Braga, Luciano Huck, Angélica e Ivete Sangalo também já tomaram banho gelado. Entre os esportistas, a campanha também faz sucesso. Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Lebron James, Marcelo e Daniel Alves são alguns dos atletas que já participaram.

Contexto Paulista